quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

O que é ser um verdadeiro Cristão...?




Bom, um dia eu aprendi lendo um texto muito bom, de um dos maiores pensadores cristãos do século passado que alias na sua morte foi chamado de “Elvis Evangélico” na introdução de seu livro das pregações cristão na segunda guerra mundial ele dizia logo na introdução de seu livro.

“O leitor deve saber desde já que não oferecerei ajuda a ninguém que esteja hesitante entre duas denominações cristãs. Não sou eu que vou lhe dizer se você deve seguir a Igreja Anglicana, a Católica Romana, a Metodista ou a Presbiteriana. Essa omissão é intencional (mesmo na lista que acabei de elaborar, a ordem é alfabética).
Não faço mistério a respeito da minha posição pessoal. Sou um simples leigo da Igreja Anglicana e não tenho preferência especial nem pela Alta Igreja, nem pela Baixa, nem por coisa alguma. Neste livro, porém, não busco converter ninguém à minha posição. Desde que me tornei cristão, penso que o melhor serviço, talvez o único, que posso prestar a meus semelhantes incrédulos seja explicar e defender a fé comum a praticamente todos as cristãos em todos os tempos. Tenho várias razões para pensar assim. Em primeiro lugar, as questões que dividem os cristãos entre si quase sempre envolvem pontos da alta teologia ou mesmo de história eclesiástica, que devem ser tratados apenas pelos verdadeiros conhecedores da matéria. Vadeando nessas águas profundas, eu não poderia ajudar a ninguém; antes, teria de ser ajudado. Em segundo lugar, penso que se deve admitir que a discussão dos pontos disputados não contribui em nada para trazer para o âmbito cristão uma pessoa de fora. Enquanto nos ocuparmos em escrever e discutir sobre estes te¬mas, estaremos fazendo mais para impedir essa pessoa de ingressar em qualquer comunidade cristã do que para trazê-la para a comunidade à qual pertencemos. Nossas divisões só devem ser discutidas na presença dos que já chegaram a acreditar que existe um único Deus e que Jesus Cristo é seu único Filho. Por fim, tenho a impressão de que mais e melhores autores se engajaram no debate desses temas controversos do que na defesa daquilo que Baxter chamou "cristianismo puro e simples". A parte que me coube é a mais modesta, mas é também aquela em que penso poder dar a melhor contribuição. A decisão de segui-la foi natural.”


Bem, resumo, o que se quer dizer acima é que o importante e termos a mesma fé em Deus e Jesus seu único filho que morreu pelos nossos pecados, ponto, a hipocrisia é imaginar e nisso quando Lutero se separa da fé católica em sua carta ao papa ele mesmo faz questão de dizer que queria saber onde na Bíblia esta o testamento de Pedro dando a exclusividade da salvação aos católicos, pois é estamos agora sendo corretos e tendo grande comunhão com o Senhor passamos achar e pecar pela soberba (pela impressão de que somos santos únicos e que apenas os que sentam a nosso lado em nosso culto serão salvos no Senhor, mas acabamos caindo na mesma iniqüidade, eu concordo com princípios apostólicos e discordo veementemente dos dogmas católicos, porem antes de dizer que todos os católicos não são seguidores do Senhor meu salvador ai é outra historia.

Então vamos lá passo a passo:

1º João 14:6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por MIM. (mim é Jesus e seus preceitos, não é pra preencher com qualquer designação, Católica, Evangélica, Ortodoxa).

Por isso antes de se escolher como único cristão verdadeiro salvo no mundo a pessoa tem de ter muita certeza ou arrogância, e ai começam hipocrisias absurdas, como a de pessoas de designações diversas que não aceitam pessoas de outras designações em suas casas ou convivendo com os seus, e isso é ridículo, é hipocrisia, pois algumas designações chegam a dizer que apenas eles serão os salvos, e chamam os de outras designações de gente do mundo, pois é, de novo temos de achar na bíblia onde aparece outra designação além de cristão que aparece em Antioquia 11:26 para designar os Discípulos dos ensinamentos apostólicos, então cristão é quem segue os ensinamentos de Jesus Cristo sem interpretações da carne ou de dogmas apenas seguindo a verdade da palavra. Como o mesmo orador cristão diz:

“O maior perigo, sem dúvida, era o de apresentar como do cristianismo comum algo específico da Igreja Anglicana, ou (pior ainda) de mim mesmo. Preveni-me contra este perigo enviando os originais do atual Livro II a quatro clérigos (um anglicano, um católico, um me¬todista e outro presbiteriano), pedindo suas opiniões.
O clérigo metodista achou que não falei o suficiente sobre a Fé, e o católico achou que fui longe demais ao taxar de relativamente pouco importantes as teorias que explicam a Expiação. Fora isso, nós cinco estivemos de acordo. Não submeti os livros restantes a Veto" porque, neles, apesar de as diferenças entre os cristãos poderem aparecer, são somente desavenças entre indivíduos ou escolas, não entre denominações.”

C. S. Lewis, Cristianismo Puro e Simples.

Por mesmo cada designação Cristã vai se dizer a portadora da verdadeira unção do senhor até por isso pelo excesso de carne e a falta de espírito e o palavra, excesso de orgulho e vontade de dizer “Eu sou o certo e você é o errado...” sem ter algum argumento real.

Sim eu mesmo sou evangélico pentecostal, e discordo dos dogmas católicos e de algumas outras religiões porem, não tenho o testamento do Senhor Jesus escrito na palavra para me dizer ser o único correto, pois ele mesmo diz em Mateus 18:20 “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.”, acreditar que só sentados a seu lado na sua igreja se reúnem dois ou mais no nome do senhor é loucura, negar que pessoas vão a outras igrejas por Cristo como fazemos é loucura e negar ao próprio senhor a que seguimos. Podemos discordar das praticas ou dogmas de cada igreja, porem, não podemos discordar da sua fé pois eles seguem a mesma palavra que nós, a mesma Bíblia, porem quando criticamos os dogmas da igreja católica eles sempre nos lembram das falhas de vários homens de deus como dinheiro de seus fieis, portanto olhais a cristo e não ao templo onde o louva, bom mas isso é uma análise a pessoas que estão lúcidas e não aos fanáticos que sequer pensam ainda, apenas atiram pedras e para eles eu apenas tenho a dizer João 8:6 em diante.

6 Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra.
7 E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.
8 E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra.
9 Quando ouviram isto, redargüidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio.
10 E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?
11 E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.
12 Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.


A partir do momento em que generalizamos toda a fé como por exemplo os católicos, como todo o católico é adorador de Ídolos (o que até mesmo os padres com a nova orientação já dizem que santos são apenas exemplos cristão e não devem ser adorados, digno de adoração é apenas Jesus), erram por manter as imagens mas como dizem pra não adorar mais estão tentando se corrigir eliminar os dogmas (Carne) de sua fé, mas se dissermos que todos são assim vamos ser nada mais que generalistas, fora que as pessoas adoram dizer em nossa fé evangélica que usam os santos católicos para esconder os Orixás (Demônios) por trás, mas quem faz isso nem são os católicos mas sim os Umbandistas, e os padres da Bahia que aceitam os pais de santos nos cultos são meio que quase expulsos da Igreja. Apesar que já ouvi de um pastor que conheci da Bahia que se lá você não faz vista grossa esquece, por que quase todos vão aos terreiros, mas isso é tão errado quanto os deixar ministrar em nosso culto. Então é mais um generalismo errado e não deve ser propagado.

Se formos aceitar generalismos quando disserem que toda igreja evangélica os pastores pegam o dinheiro dos fieis (e isso é verdade em alguns casos, não em todos por exemplo não em minha igreja), teríamos de dizer que sim, mas sabemos que não é assim, que é um generalismo, e como dizia o pastor Nelson Rodrigues (Brincadeira) “Toda a unanimidade é burra por que nos priva de pensar”, e é uma verdade absoluta, por isso sim como a Bíblia ensina temos de separar o joio do trigo, e não ser uma massa burra que julga e conseqüentemente é julgada de volta, Deus nos deu a cabeça para pensar não pra ter cabelo em cima apenas, então não negue a fé em Cristo de alguém que a ama como você, por que isto seria negar ao próprio Cristo.

Respeitem para ser respeitados, mesmo que não seja uma fé cristã, por que uma pessoa da umbanda não acha que seguidor do demônio por é lógico eles não tem a nossa compreensão, por isso a gente respeita diz não concordar até pode explicar por que não, como sempre disse o espírita erra ao se dizer temente a cristo por que para justificar sua fé faz uso de outro livro, o evangelho SEGUNDO espiritismo, então não é cristianismo é uma interpretação nossa fé, a mesma coisa os Mórmons que tem o livro de Mórmon, e também não consigo concordar com as designações que pensam ser a únicas corretas, sabe aquelas que dizem que ou você está lá ou é “do mundo”, que só eles seguem a Cristo, isto também é loucura por que se fosse assim, estaria na Bíblia escrito que a única maneira de chegar a Deus e a salvação seria através da designação X ou Y e não é assim, a salvação vem pro Cristo e unicamente através dele.

Então podemos não concordar com alguma praticas ou Dogmas de outras religiões cristãs mas temos de respeitar sua fé em cristo afinal se não respeitarmos não teremos o direito de ser respeitados, existem erros, sim lógico e como pessoas de fé e civilizadas devemos mostrar os erros mas não apontá-los e generalizar uma fé inteira por algumas pessoas que não adoram a Cristo devidamente, e baseados nisso criar um futuro cristão e não uma briga de criança sobre quem é mais seguidor de cristo ou não. Afinal cristo não pregava a intolerância de maneira alguma mas sim a fé e a retidão na palavra.

Então pensem antes de julgar a fé cristã de alguém pois pode ser julgado de volta.

PS:. Esse ano a coisa da união das igrejas em cristo é algo real esse ano a campanha da fraternidade de 2010 esta sendo efetuado em parceria com o Conic (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs no Brasil, organização que só reuni as Igrejas, Católica, Ortodoxa, Anglicana, Luterana e Presbiteriana (O que inclui igrejas batistas entre outras), inclusive por que o tema “Fraternidade e Economia” usando a seguinte passagem para inspirar o movimento, “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” (Mt 6,24), veja bem eles poderiam usar esse tema para exortar varias igrejas onde o dinheiro que é o generelismo para as igrejas protestantes impera, mas não eles estão desmistificando isso como que se ajudando a tirar esse estigma das nossas igrejas, por que segundo eles dizem em vez de denegrir nossas igrejas eles dizem que os irmãos mais velhos na fé (os judeus), e os irmãos mais novos na fé (As outras igrejas cristãs como a nossa) tem de se unir na fé para louvar a cristo, e tem gente que acha que o lance é continuar essa Jihad maluca, simplesmente sem cabimento, esta na hora de ter algum discernimento antes de falar mal de outro cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário